SBNeC 2010
Resumo:F.024


Poster (Painel)
F.024AVALIAÇÃO IMPLÍCITA DO COMPORTAMENTO EMOCIONAL DE FUMANTES E NÃO-FUMANTES PARA AS NOVAS ADVERTÊNCIAS SANITÁRIAS DOS MAÇOS DE CIGARRO.
Autores:Gisella Tavares (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Orlando Fernandes Jr (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Rita de Cássia Soares Alves (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Billy Edving Muniz Nascimento (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Sônia Gleiser (IPUB-UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Eliane Volchan (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Mirtes Garcia Pereira Fortes (UFF - Universidade Federal Fluminense) ; Leticia de Oliveira (UFF - Universidade Federal Fluminense)

Resumo

Objetivo: Trabalhos prévios do nosso grupo mostraram que imagens negativas apresentadas como distrativas interferem no desempenho de voluntários durante a execução de uma tarefa concorrente de atenção. Nosso objetivo foi investigar, em voluntários fumantes e não fumantes, se as novas imagens do Ministério da Saúde veiculadas nos maços de cigarro seriam capazes de capturar involuntariamente a atenção com eficiência similar à descrita para outras categorias emocionais.. Métodos: Foram testados 35 voluntários, 20 não fumantes (10 mulheres) e 15 fumantes (7 mulheres) com idade média de 21,60 ± 3,02. Duas barras, uma à direita e outra à esquerda, eqüidistantes e periféricas ao ponto de fixação eram apresentadas na tela de um monitor por 200 ms. Simultaneamente, uma imagem negativa (veiculada nos maços de cigarro) ou neutra era apresentada centralmente. A tarefa do participante era ignorar a figura central e responder com o dedo indicador de uma das mãos caso a orientação das barras fosse igual e com o outro indicador, se diferente. Foi contabilizada a latência do tempo de reação (TR) para a realização da tarefa. Resultados: A análise de variância (ANOVA) revelou um efeito principal para a “Valência” (neutros x negativos) dos distrativos (F(1,33) = 19,88; p < 0,01), com tempos de reação mais lentos para figuras negativas em comparação as neutras. Não houve efeito principal significativo para o fator “Grupo” (fumante x não fumantes) (F(1,33) = 0,025; p = 0,87) e nem interação significativa entre os fatores (F(1,33) = 0,791; p = 0,37), sugerindo que o efeito de valência foi similar para os dois grupos. Conclusão: Estes resultados mostram que as novas imagens veiculadas nos maços de cigarro possuem alta capacidade de engajamento involuntário da atenção tanto para não fumantes quanto para fumantes. Esta capacidade de engajamento atencional foi similar ao descrito para outras imagens altamente aversivas (tais como corpos mutilados) evidenciando o grande impacto emocional destas imagens e sugerindo o seu potencial em diminuir a atratividade dos maços e gerar um padrão de esquiva comportamental. Apoio Financeiro: PRONEX/FAPERJ, CNPq, CAPES, IBN-net/FINEP, MCT/CNPq


Palavras-chave:  Emoção, Tabaco, Tempo de Reação, Advertências Sanitárias, Maço de cigarro